segunda-feira, 18 de maio de 2015

Da alegria do futebol

Resultado de imagem para imagens do benfica campeao 2015Benfica campeão 2015: a festaResultado de imagem para imagens do benfica campeao 2015


Como milhões de portugueses, sou benfiquista. Não sei porquê. nasci em Trás-os-Montes e por lá cresci. Os putos dos bairros, que no tempo ainda os havia, dividiam-se em benfiquistas e sportinguistas, quase sempre. havia um ou outro que se dizia portista, como não podia deixar de ser.
O meu irmão que era mais velho era sportinguista, logo eu teria que ser benfiquista. Normalmente os irmãos não pertenciam ao mesmo "bando", nem futebolístico, nem outro.
Quando entrei na vida adulta ainda o Benfica disputava finais europeias e restantes competições. Depois assisti a um longo calvário, que aliás se adivinhava com as jogadas dos homens do norte, capitaneados pelo sr Pinto da Costa. Custou-me imenso ver como a sabedoria de uns serviu para reduzir o Benfica a um gueto que quase "fechou". Culpam o vale e Azevedo, mas não me posso esquecer em termos desportivos, como o sr Pinto da Costa manipulou presidentes simpáticos como Manuel Damásio que também contribuíram para o definhamento desportivo do clube.
Habituei-me, agora, de há uns anos para cá, a ver os frutos de uma recuperação do estado quase de coma para uma vigília atenta. 
Não fora os nossos próprios erros e alguma arrogância desnecessária e poderíamos estar a festejar o tetra. Talvez a seguir... Para já festejamos o que vamos conseguindo com sangue, suor e lágrimas. Ainda há muitos obstáculos, mas uma vez recuperado o estatuto convém continuar a trabalhar com humildade e respeito pelos adversários e então o futuro poderá ser o regresso ao bom passado, ao das alegrias que resultam da competência, da humildade e da força daqueles muitos milhões de portugueses que nunca deixam de acreditar, mesmo ante as maiores adversidades.
Parabéns  Benfica e benfiquistas.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário