sábado, 27 de fevereiro de 2016

Da Liberdade


Resultado de imagem para stuart mill da liberdade


John Stuart Mill (1806-1873) o teórico do utilitarismo e da liberdade individual escreve no ensaio Da liberdade que "O único fim para o qual o poder poderá ser devidamente exercido sobre qualquer membro de uma sociedade civilizada, contra a sua vontade, é a prevenção do mal dos outros".
Aqui fica, então, para os totalitaristas de todos os quadrantes a sugestão de uma boa leitura: é que efectivamente todos os governos, mesmo os democratas, exercem o poder para condicionar a liberdade individual e não para prevenir o mal alheio. Como agora as igrejas não têm poderes temporais, os Estados passaram a doutrinar os povos pela superestrutura escolar domando os indivíduos a uma ideia de bem estar geral que não lhes serve nem pretendem. Impõem, portanto, em nome de todos, um modo de vida que poucos escolhem.
As democracias assentam o seu poder na mediocridade do homem médio e no seu seio há os astutos dos partidos e das ideologias que fazem as regras com que se (auto)elegem para a seguir tornar a vida difícil a todos os que não pretendem seguir a regra geral.
É por isso necessário voltar a ler os clássicos, em vez de seguir a turba, ser igual a si mesmo e não mais um "carneiro no meio da manada" da democracia.

Sem comentários:

Enviar um comentário